Dia Mundial do Diabetes: Entenda os Riscos Ocultos para o Coração e a Circulação

No dia 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Diabetes, uma data para conscientizar sobre uma doença que vai muito além do controle da glicemia. O diabetes é uma condição sistêmica, o que significa que ela afeta o corpo todo, aumentando significativamente o risco de complicações graves, principalmente no coração, rins e sistema circulatório.
Na CLÍNICA MAGNA, em Bauru/SP, somos parceiros dos médicos no acompanhamento desses pacientes, fornecendo exames de imagem que ajudam a monitorar e prevenir complicações.
Diabetes e o Coração: Um Risco Silencioso
Pacientes com diabetes têm de 2 a 4 vezes mais chances de sofrer um infarto ou AVC. O excesso de glicose no sangue danifica as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os mais suscetíveis à formação de placas de gordura.
Por isso, o acompanhamento com o cardiologista é vital. O Ecocardiograma Doppler Colorido é frequentemente solicitado, pois avalia a estrutura e a função do coração, detectando se o diabetes já está causando algum tipo de sobrecarga ou dificuldade no bombeamento do sangue.
Diabetes e a Circulação: Prevenindo o AVC e Complicações
O diabetes também afeta as grandes artérias. O Ultrassom com Doppler de Carótidas é usado para verificar se há placas de gordura nas artérias do pescoço, um dos principais fatores de risco para o AVC.
Além disso, a doença pode causar a “doença arterial periférica”, diminuindo o fluxo de sangue para as pernas e pés. O Ultrassom com Doppler Arterial de Membros Inferiores é o exame que avalia essa circulação, sendo crucial para prevenir complicações sérias.
O diagnóstico e o controle do diabetes devem ser feitos por um médico especialista. Os exames de imagem são as ferramentas que ele utiliza para garantir que sua saúde esteja protegida de forma integral.
Lembre-se: A CLÍNICA MAGNA BAURU não realiza consultas. A indicação desses exames e a interpretação dos resultados devem ser sempre feitas por um médico especialista.





